Não é de hoje que a Assessoria de Imprensa tem papel relevante na divulgação de marcas, seja para empresas ou Instituições de Ensino de Educação Básica e Superior. Mas, alguém aí conhece bem o vocabulário desse seleto grupo?

Pensando em não deixar ninguém cair no ‘vexame’ de ser pego de surpresa ou ficar ‘viajando’ quando alguém perguntar, a Bear. elencou algumas palavrinhas importantes que você sempre vai ouvir da assessoria e que, agora, vai entender o significado delas:

1. Produtor: atua em redações de TV e rádio. É este profissional que faz o contato com a Assessoria de Imprensa para solicitar fontes, dados ou esclarecimentos. Nem sempre um assunto vira pauta. É ele quem agenda o local, horário e tema da entrevista.

2. Repórter: produz a reportagem, muitas vezes, com dados que estão na pauta. Ele, com certeza (e deve) fazer vários questionamentos a respeito do assunto, do mais básico ao mais técnico. Esta prévia é feita antes da entrevista. Muitas vezes, durante essa entrevista, o cinegrafista grava imagens do repórter e do entrevistado conversando. As respostas devem ser de fácil entendimento, utilize sempre frases curtas e dê exemplos quando necessário.

3. Sonora: é a entrevista gravada, que provavelmente será editada.

4. Passagem: gravação que o repórter costuma fazer no local da entrevista onde apenas ele aparece. Muitas informações da sua entrevista podem ser utilizadas nesse texto, inclusive o nome da Instituição.

5. Off: é o texto narrado pelo repórter que cobre as imagens captadas durante a reportagem de televisão.

6. Pauta: conjunto de assuntos que uma editoria está cobrindo para determinada edição de jornal/revista ou direcionamentos para que o repórter possa entender a fundo o assunto e não dar ‘nenhuma bola fora’ no momento da entrevista.

7. Deadline: horário limite para fechar o job.

8. A pauta caiu: como aquela expressão bem conhecida ‘deu ruim’. Sim, significa que alguma coisa deu errada, normalmente é quando houve mudança na data marcada. Mas isso acontece (mais do que a assessoria gostaria), muitas vezes porque o assunto foi considerado sem impacto.

Com esse vocabulário, temos certeza de que você conseguirá ter mais know-how para lidar com os assuntos no dia a dia.

Andréa Tavares

Site fonte da imagem: Designed by Freepik