Marketing é uma combinação de ferramentas utilizada em Colégios para prospectar e fidelizar clientes. Mas afinal, por que utilizá-la? Porque não é só a sua Instituição de Ensino que tem o serviço ofertado, há uma demanda de opções, e cá entre nós, uma demanda crescente de opções e, para que seu futuro cliente te veja, te analise e no final, decida ficar com você, vai uma jornada longa…. L-O-N-G-A mesmo. E engana-se quem acha que é só divulgar que seu Colégio possui a melhor qualidade educacional, os melhores professores, a melhor infraestrutura, ‘ a melhor’, ‘ a mais moderna’,  ‘a’, ‘a’, ‘a’…me cansei só de escrever o texto, imagina quem ouve isso durante toda Campanha de Matrículas.

Bom, mas vamos começar pelo começo né?! O começo não é em setembro quando acontece aquele turbilhão de mensagens sobre matrículas, o começo é exatamente o primeiro dia letivo. Uma dica importante é lembrar que Campanha de Matrícula se faz todo dia e que não é só para o aluno que não está no seu Colégio que você deve se atentar, e sim para os que já estão. Serão os alunos da Casa que irão divulgar informações boas, ou não tão boas assim na sua marca. E por um simples motivo: eles estão vivendo tudo aquilo que você vende anualmente nos anúncios, redes sociais, site…

Então o começo é aprender a fazer Campanhas de Fidelização diariamente. Outra dica é abranger as estratégias entre todos os Setores do Colégio porque TODOS SÃO MARKETEIROS E EDUCADORES, do faxineiro até o Diretor, é a forma como eles vendem seus serviços. Adianta ficar o ano todo criando estratégia se, quando o aluno chega à sala de aula, encontra um Professor mal-humorado? Não atento às tendências tecnológicas para uso em sala de aula? Não, não adianta. Da mesma forma o inverso, investir altos valores em publicidade para quando o pai ir conhecer o seu Colégio se deparar com o Setor Administrativo mal uniformizado, totalmente sem treinamento ou postura comportamental.

O marketing não é apenas uma ação isolada para prospecção e outra para fidelização, é uma GESTÃO, um olhar 360° para tudo que envolve o Colégio, ou falando de uma forma mais ‘marketeira’, é preciso analisar o mix de marketing da Instituição de Ensino, realizar pesquisas para compreender o comportamento do cliente interno e externo, benchmarking, se relacionar e melhorar o alcance da marca pelas redes sociais e adwords, produzir conteúdo qualificado para o site, fazer campanhas de motivação, criar eventos, etc etc etc…E, em paralelo a tudo isso, pensar em prospecção e fidelização.

O marketing, assim como os Professores, é algo fundamental para qualquer Instituição de Ensino que queira se manter no mercado. Por meio dele é possível ter insights para melhorar a qualidade educacional porque acirra a concorrência e ela, por sua vez, cria nos Gestores Educacionais a ideia de que para conquistar alunos é preciso melhorar cada vez mais o que é vendido.

Andréa Tavares

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