É comum depararmos com Planos de Comunicação extensos de Escolas que só contemplam Campanhas de Matrículas. Contudo, não é errôneo criar estratégias visando à conquista de alunos anualmente, afinal, uma Instituição de Ensino depende disso para se manter, ano após ano, devido as evasões + saídas naturais da Educação Infantil.

O erro está em pensar só em conquista de alunos. E os alunos que já foram conquistados, ficam onde? Enganam-se as Escolas que acham que os alunos (e pais) não percebem essa falta de ‘carinho’ ou de alinhamento para o que foi vendido lá atrás para eles e o que está sendo entregue. Por isso todo cuidado e atenção é importante quando pensamos nas Campanhas de Rematrículas.

Mas comecemos por partes: o que é fidelização de alunos nas Escolas?

É um conjunto de ações que são realizadas com o intuito de garantir a satisfação no serviço adquirido (ensino), para que o pai não tenha dúvidas na realização da Rematrícula e que sua alta satisfação o faça indicar a Escola para amigos e familiares.

As ações de Rematrículas desenvolvidas no decorrer do ano não devem ser pontuais e sim diárias. Pensemos que tudo que acontece dentro da Escola deve ter algum intuito estratégico de fidelização, como é o exemplo dos eventos do cronograma educacional que são fontes promissoras de relacionamento Pai x Aluno x Escola:

  • Início do Ano Letivo; porque não pensar em uma forma diferente de acolher pais e alunos nesse período?
  • Festa junina; porque não criar descontos dos convites para os alunos da casa com o objetivo de mostrar que eles são diferentes de quem adquire o convite de fora da Escola?
  • Aprovações de alunos nos Vestibulares; porque não preparar um evento que transpareça o orgulho da Escola pelas conquistas dos alunos?

Perceba que alguns insights podem intervir de forma financeira na Escola, mas basta fazer a conta de: quanto se gasta em publicidade para ganhar a atenção de um aluno novo + tempo da Secretaria em atendê-lo + custo de ligações pós-visita para saber se já houve a decisão. Tenha a certeza de que a fidelização sairá mais barato e o melhor: os alunos que usufruem da qualidade de ensino diariamente, estarão satisfeitos e irão divulgar isso por aí…quer publicidade melhor do que um cliente satisfeito?

Faça sim Campanha de Matrícula, porque como diz a famosa frase “quem não é visto não é lembrado”. Mas não se esqueça que se sua Escola possui verba para publicidade é porque alguém está pagando direitinho a mensalidade todo mês e essa pessoa merece mais ainda a sua atenção.

Andréa Tavares

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